Pesquisar este blog

Vitaminas no vinho



Pesquisas estimam que o vinho tenha, em sua composição, aproximadamente duzentas substâncias. Só de vitaminas, estão presentes A, B e C, além de treze minerais essenciais. Mas os compostos que beneficiam a saúde estão em sua maior matéria-prima: as uvas. E vocês nem imaginam o que eles são capazes de fazer. Só o resveratrol, que é uma substância sintetizada pelas videiras para proteger as uvas de infecções por fungos, é multifuncional.
Devido ao seu potencial antioxidante, ele ajuda a combater o mau colesterol (LDL), o que já é um primeiro passo para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. "Ao resveratrol são atribuídas propriedades protetoras da camada interna das artérias. Ele atua como anti-agregante plaquetário, reduzindo a oxidação do colesterol ligado às lipoproteinas de baixa densidade e aumentando a fração de colesterol bom, o HDL", explica o cardiologista da Casa de Saúde São José, Dr. Bruno Hellmuth. Além disso, o resveratrol possui atividade antiinflamatória. E tem mais: em fase de estudos, está uma teoria de que essa substância seja um bom agente de prevenção do câncer, inibindo a formação, o estabelecimento e até o progresso do tumor.
O vinho ainda tem mais substâncias do bem, como as procianidinas, substâncias naturais extraídas da polpa da uva. Elas aumentam a resistência das fibras colágenas, deixando as paredes dos vasos sangüíneos mais fortes. Outras são os taninos, presentes na casca da fruta, que trabalham a favor da preservação do sistema imunológico, impedindo a destruição dos linfócitos de defesa.
Pensa que acabou? Tem também os flavonóides, que têm propriedades antioxidantes, ou seja, protegem o organismo da ação dos radicais livres, que promovem o envelhecimento. Dentro desses flavonóides, há dois agentes, quercitina e a luteonina, que, além de impedir que os efeitos das gorduras cheguem ao coração, ainda têm poder antioxidante maior do que o da vitamina E. 

Este poste é apenas informativo, não deixe nunca de consultar seu médico.






Nenhum comentário: