Pesquisar este blog
Como fazer tomate seco no forno doméstico
Em nossa horta, produzimos tantos tomates que é impossível comer todos ainda frescos.
Vamos então usar o forno, sabendo que tem que deixar a porta entreaberta para que a humidade possa sair. Para isso pode usar uma rolha que temos em abundância , pois é leve e mantém-se no lugar. Se você gosta de tomate seco, vai adorar essa técnica: não é preciso nem sol, nem muito espaço!
1º Passo: Prepare os tomates. Corte-os ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes com a mão. Coloque-os numa assadeira - de preferência bem rasa -, com o lado cortado para cima e tempere levemente com sal.
2º Passo: Leve ao forno. A assadeira deve ficar no meio do forno. Se for mais de uma assadeira, cuide para que as grelhas fiquem bem separadas, como se dividissem o forno em três partes.
3º Passo: Mantenha a porta do forno entreaberta usando a rolha. Coloque-a no sentido vertical, entre a parte de cima da porta e o forno.
4º Passo: Ajuste a temperatura. Aqueça o forno à temperatura mais baixa possível. Mantendo-se essa temperatura, os tomates estarão secos em cerca de 4 a 6 horas, dependendo da potência do gás e da espessura dos frutos. Estarão prontos quando a pele estiver enrugada e a parte de dentro, seca.
5º Passo: Conserve-os em potes. Tempere os tomates com vinagre balsâmico até que fiquem húmidos, mas não encharcados. Disponha-os em potes e cubra com azeite de oliva de boa qualidade. Podem ser guardados por várias semanas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário