Pesquisar este blog

Pastel de Belém

Faça você mesmo esta tradicional receita portuguesa

Ingredientes da massa
1 e 1/2 copo de farinha de trigo
1 xícara de água
1 pitada de sal
200 g de margarina

Ingredientes do creme
1 litro de leite
3 gemas
1 lata de leite condensado
6 xícaras de açúcar
3 colheres (sopa) de amido de milho

Modo de preparo massa
Coloque todos os ingredientes numa batedeira. Bata bem, até conseguir uma massa macia, que não grude nas mãos. Abra a massa com um rolo, numa mesa enfarinhada. Passe margarina por toda a superfície. Dobre como se fosse papel de carta (em 3 vezes),repita esta operação mais duas vezes. Deixe descansar por mais 30minutos. Abra a massa, mas não passe a margarina. Dobre as duas pontas até o meio e dobre novamente até o meio. Repita esta operação mais uma vez e deixe descansar por mais 30 minutos. Repetir este processo mais duas vezes, não esquecendo de deixar a massa descansar. Cubra a massa com papel filme e leve a geladeira, deixando descansar por 12 horas.

Modo de preparo creme
Leve o leite junto com o açúcar ao fogo. Retire um pouco desse leite (frio) para dissolver o amido de milho, as gemas e o leite condensado. Assim que o leite ferver, misturar todos os ingredientes e deixar cozinhar misturando sempre. Reservar.

Montagem
Abra a massa com um rolo até conseguir uma espessura bem fina.Junte todas as forminhas e coloque a massa aberta sobre elas. Deixa descansar por 30 minutos. Corte com um rolo. Com uma bola de massa, aperte cada forminha para tomar o formato da mesma. Coloque o creme com o auxílio do saco de confeitar e leve ao forno para assar até corar.

Rendimento
10 porções

Nenhum comentário: